AQUI UM ESPAÇO PARA COMPARTILHARMOS A NOSSA VIDA,NOSSA FELICIDADE, NOSSAS VITÓRIAS E TUDO MAIS....

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

SANTA MARIA DE JETIBÁ

Santa Maria de Jetibá é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. Sua população estimada em 2009 era de 33.921 habitantes.

A sede da cidade é localizada a 879 metros de altitude e o ponto mais alto é a pedra do garrafão, com 1.450 metros. O ponto mais baixo é a divisa com Santa Leopoldina, que fica a 300 metros de altitude. É o município mais alto de todo o estado capixaba. É um dos municípios mais amenos do estado. Santa Maria de Jetibá tem um clima tropical, registrando temperaturas menos elevadas no Espírito Santo, por causa da altitude. É uma cidade bilíngue.

 É uma das únicas comunidades falantes do Pomerano no mundo, ao lado de Laranja da Terra, de Pomerode em Santa Catarina, e de cidades do Rio Grande do Sul, como Arroio do Padre. Já é possível adquirir um dicionário pomerano/portugues, criado por Ismael Tresmann, linguista famoso no Espírito Santo, além de as escolas municipais de Santa Maria de Jetibá ensinarem pomerano.
A cidade, conhecida por ser uma das mais pomeranas do Brasil, é local da conhecida Festa do Colono e da Festa Pomerana. Sendo um dos maiores produtores de ovo do país, Santa Maria de Jetibá tem uma grande produção orgânica de vários tipos de alimentos, mais especificamente de hortifrutigranjeiros.
A cidade conta com outros pontos turísticos como o Horto Florestal (Reserva de Preservação encontrado na comunidade de São Luis), Pomer Haus Hotel (Hotel com estilo das casas pomeranas),Pedra do Garrafão , Clube Cavalo Bahio, Casa da Secretaria de Cultura e também muito conhecida a Pousada Paraíso apenas 3 km do centro da Cidade.
Pedra do garrafão

secretaria de turismo

barragem de Rio Bonito

cachoeira do pastor

centro da cidade

igreja luterana

vista aérea

Eu não poderia deixar de homenagear essa cidade maravilhosa na qual eu vivo e tenho maior orgulho em estar e fiz um vídeo especial. Veja o vídeo abaixo, e se possível deixe seu comentário.

OBS: Essa matéria foi originalmente publicada em 07 de outubro de 2010, mas como uma foto estava errada( Pedra do garrafão), precisei refazer a matéria e decidi publicalá 1 ano depois.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...