AQUI UM ESPAÇO PARA COMPARTILHARMOS A NOSSA VIDA,NOSSA FELICIDADE, NOSSAS VITÓRIAS E TUDO MAIS....

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

INTERCÂMBIO NA ALEMANHA PARTE 5: O INTERCÂMBIO E O ESTÁGIO NA DEULA

 Associação DEULA Ijuí - DEULA Brasil é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, vinculada através de convênio com a DEULA-Nienburg GmbH - Deutsche Lehranstalt für Agrartechnik, da Alemanha.
Tem por finalidade principal a educação e o aperfeiçoamento profissional na agropecuária, seguindo a linha proposta pela DEULA-Nienburg, da Alemanha.
Dentro da filosofia das Escolas DEULA é que se realiza o Programa de Aperfeiçoamento Profissional para Filhos de Agricultores na Alemanha, em propriedades rurais, pelo período de um ano.
Desde 1997 até 2009 deslocaram-se à Alemanha 450 jovens para realizar o Aperfeiçoamento Profissional. No ano de 2009, foram para a Alemanha no início do mês de agosto de 2009, um total de 30 jovens.
O Programa de Aperfeiçoamento Profissional é realizado em propriedades do Norte da Alemanha, no Estado da Baixa Saxônia, nas área da agricultura e pecuária.
Durante o programa, o aluno terá a oportunidade de realizar cursos de aperfeiçoamento profissional.
No período do Programa os filhos de agricultores receberão uma ajuda de custo mensal. Além disso, terão o apoio e assistência, inclusive seguro-saúde, da DEULA-Nienburg GmbH, da Alemanha.
Os requisitos básicos para o candidato participar do Programa de Aperfeiçoamento Profissional são: falar o alemão, ter idade de 18 a 28 anos e ter conhecimentos nas áreas agrícola e pecuária.
Os estagiários durante um ano, além de trabalhar nas propriedades rurais da Alemanha, um dia por semana frequentarão uma Escola Técnica Profissionalizante e farão diversos cursos de aperfeiçoamento na Escola DEULA-Nienburg, da Alemanha, onde aprendem novas técnicas e a operar com equipamentos agrícolas modernos. Mas a maior parte do Estágio é realizado nas propriedades rurais, com o acompanhamento e assessoramento da DEULA-Nienburg, com o apoio da Câmara da Agricultura de Hannover, da Alemanha. Onde o estagiário aprende de tudo, desde a construção de um prédio rural até a administração e o gerenciamento da propriedade.
No início do mês de agosto, seguem para a Alemanha uma nova turma,  os jovens ficam morando com os donos das propriedades rurais com alto grau de tecnologia, onde são tratados como se fossem filhos dos proprietários. Além da casa para morar, alimentação e roupas, recebem uma ajuda de custo e toda a assistência social, além de outros benefícios.
O programa de estágio iniciado a doze anos vem propocionando excelentes resultados para os estagiários e para as regiões onde eles procedem no Brasil. Grande parte dos estagiários das turmas tiveram lugar no mercado de trabalho após o seu retorno no Brasil.
As atividades realizadas nas propriedades com os referidos cursos de aperfeiçoamento são apresentados na Escola DEULA-Nienburg, através da Câmana da Agricultura de Hannover, da Alemanha, que realiza um exame final do estágio para conceder o certificado do curso de aperfeiçoamento profissional, de acordo com a área escolhida de cada estagiário. O lema da escola DEULA-Nienburg é "Educar através do Aprendizado".
A DEULA-Nienburg possui um moderno centro de ensino e de treinamento, com uma área construída de aproximadamente 9.000 m2 e onde mais de 65.000 alunos/dia por ano usufruiram das mais diversas instalações para o seu aperfeiçoamento profissional na Alemanha. Estão envolvidos atualmente aproximadamente 50 colaboradores na instituição. Além disso, possui um atrativo internato com sala de conferência, salas de aulas e laboratórios que estão à disposição para realização de cursos, seminários e qualquer tipo de projetos de aperfeiçoamento profissional.
A DEULA-Nienburg possui desde 1998 o Certificado de Qualidade fornecido pela Lloyd's Register Quality Assurance Limited no padrão DIN EN ISO 9001.

O estágio e os cursos oferecidos


Organização Educacional: Escola de profissionalização Agrícola
Conteúdo: Produção vegetal
Produção animal
Administração
Ciência do solo
Bilogia, Química
Julgamento de animais

Duração: 40 dias

Organização Educacional: DEULA-Nienburg Conteúdo: Otimização do desempenho característico de tratores modernos
Uso e manutenção de semeadeiras, plantadeiras e colheitadeiras
Aplicação de adubos e defensivos
Medidas de cultivo do solo padronizados
Procedimentos corretos aos animais e ao meio ambiente na produção animal.

Duração: 20 dias


Organização Educacional: Secretaria de Estado da Agricultura de Hannover
Conteúdo: Julgamento de animais
Aprendizado em reflorestamento
Dia de campo com defensivos vegetais
Desempenho de aração
Preparação de provas
Excursões

Duração: 15 dias


Organização Educacional: Estabelecimentos Instrutivos
Conteúdo: Cada estabelecimento instrutivo elabora um plano individual de formação, que
tem que se orientar para os seguintes princípios que é aprovado pela Escola
DEULA de Nienburg.
Sustentação de animais, procedimentos corretos.
Aproveitamento de animais.
Armazenamento e transporte de produtos animais.
Produtos animais e comercialização de animais.
Cultivo e cuidados com o solo.
Manutenção de uma fertilidade sustentável do solo.
Plantio e cuidados com as plantas.
Condução racional e ambientalmente suportável das culturas.
Colheita e aproveitamento de produtos vegetais.
Execução de procedimentos comerciais e compreender conexões econômicas
mercadológicas.
Compreender e avaliar dados do estabelecimento.

A prova final do aluno é feita perante o Comitê Oficial da Secretaria de Estado da Agricultura do Estado da Baixa Saxônia, com sede em Hannover.


Fonte:http://www2.brasilalemanha.com.br/deula/

Aompanhe mais notícias e informações sobre intercâmbio na alemanha no link
a seguir:
http://valdeirshow2010.blogspot.com/p/alemanha.html
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...